14 January, 2008

Nossa Senhora das Candeias


Fotos: Padre Marco Martinho


Centenário da Imagem de Nossa Senhora das Candeias.

"Durante este ano de 2008 perfazem-se os 100 anos da chegada da actual imagem de Nossa Senhora das Candeias, Padroeira da Paróquia da Candelária.
Há 100 anos atrás a imagem de Nossa Senhora das Candeias desembarcou no porto do Calhau e foi conduzida em procissão até à Ermida de Santo António do Monte onde permaneceu alguns dias, até que a 27 de Dezembro de 1908 foi conduzida em solene procissão até à Igreja Paroquial.
Por proposta do Conselho Pastoral da Paróquia da Candelária aquela comunidade cristã está a assinalar esta efeméride fazendo memória deste acontecimento, voltando a trazer em procissão do Monte para a Candelária a imagem da Padroeira, antes de iniciar o novenário de preparação para a festa deste ano.
Ontem, Domingo, 13 de Janeiro, a depois da Missa Dominical na Igreja Paroquial o povo da Candelária saiu em cortejo automóvel com a imagem de Nossa Senhora das Candeias até ao ramal do porto do Calhau, onde o povo do Monte aguardava Nossa Senhora, organizando-se aí uma procissão até à Igreja de Santo António, onde chegada a procissão houve Missa Dominical.
Durante esta semana, de 14 a 19 de Janeiro, haverá na Igreja do Monte terço meditado pelas 17h30 e Missa pelas 18h00.
No sábado, 19 de Janeiro, depois da Missa das 18h00, organizar-se-á uma procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora das Candeias do Monte para a Candelária, recordando o trajecto de fé de há 100 anos."

1 comment:

Anonymous said...

Singular expressão de fé das nossas gentes.
Em muito nos honram os nossos antepassados...entre grandes dificuldades e
vicissitudes...caminharam...mas deixaram-nos um legado (entre outros, grandes figuras que ficarão para sempre a marcar esta Freguesia, Concelho e Ilha e ...até além mar).
O nosso "caminhar" hoje, assim, olhando atentamente para trás, para se firmar nesta têmpera, nesta força que eles nos deixaram é positivo pois está sob o olhar da Senhora com a Invocação de Senhora das Candeias.
É longa a procissão,importante o gesto.
Caminhada de um Povo...cem anos, um século, muito tempo, muita história e ...mais importante ainda, a FÉ...
Sim, porque continuamos em caminhada.É bom sentir-se peregrino!
Honram-nos tão grandes efemérides!

maria rodrigues